Tel.:+55 (11) 5535-2690 | 5094-0292 | 99612-3024
E-mail:mrizzo@mrizzo.com.br
A conservação e/ou restauração de pinturas murais constitui um grande desafio. Os diagnósticos e procedimentos de restauro devem sempre ser precedidos e consequentemente baseados em análises estéticas, históricas e científicas.
Este trabalho enfoca as técnicas analíticas físico-químicas utilizadas para embasar, subsidiar e validar os procedimentos de restauro adotados nas pinturas murais à têmpera em algumas paredes e forros da igreja Imaculada Conceição, em São Paulo. O prédio teve problemas de infiltração de água do solo, por capilaridade, devido à proximidade do lençol freático aliado à própria constituição das paredes, e, ainda, problemas de infiltração pelo forro. Nos locais onde houve infiltração de água havia um material branco sobre a camada pictórica que poderia ser algum tipo de sal aflorado, mas que era insolúvel em água. Baseados na hipótese de que substâncias contendo elementos como Ca ou Mg poderiam ter sido varridas da argamassa, aflorado na superfície e posteriormente reagido com CO2 resultando em CaCO3 ou MgCO3 foram feitos testes com resultados satisfatórios com o quelante EDTA, com a intenção de remover os cátions.
Para verificação da hipótese, identificação de pigmentos e eficácia do tratamento, foram realizadas medidas não destrutivas in situ nas pinturas murais em bom estado, e nas pinturas com a presença da substância branca antes e depois do tratamento com um sistema portátil de fluorescência de raios X, com tubo de raios X com anodo de Ag e detector de Si-PIN. Os espectros foram analisados no Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LFNA) da UEL para a redução final dos dados. Foram analisadas seis regiões de cores distintas numa pintura mural sem infiltração, o que permitiu identificar alguns pigmentos. A comparação entre seis medidas realizadas antes do tratamento descrito e outras cinco feitas pós-tratamento, permitiu observar os resultados do mesmo, como, por exemplo, a ausência ou diminuição de alguns elementos após a limpeza.
A eficácia do procedimento de restauro utilizado para a remoção de sais insolúveis em pinturas aquosas foi verificada, assim como a importância da aplicabilidade do espectrômetro portátil de fluorescência de raios X do LFNA/UEL para a identificação de elementos e estudo de pigmentos em pinturas murais e acompanhamento in situ de processos de conservação.