Tel.:+55 (11) 5535-2690 | 5094-0292 | 99612-3024
E-mail:mrizzo@mrizzo.com.br
A MRIZZO Restaurações foi fundada no ano 2000, fruto de uma experiência anterior de 22 anos de trabalho da sua fundadora - Marcia Rizzo - como autônoma na mesma área. Desta forma o curriculum particular da fundadora e o da empresa se misturam, ficando mais objetivo enfocar uma experiência de vida, do que simplesmente o período da fundação da empresa até hoje.
Trabalhamos com uma equipe altamente especializada multi e interdisciplinar, fazendo uso de tecnologia de ponta.
Nosso trabalho é documentado em todas suas etapas por meio de imagens e relatórios, que ficam arquivados no laboratório. Temos mais de 3.000 bens culturais móveis (quadros, esculturas, imagens, etc.) restaurados com 150.000 fotos arquivadas. E aproximadamente 120 obras integradas à arquitetura (pinturas murais, afrescos, retábulos, altares, ornamentos, etc.) com 20.000 fotos arquivadas.
Todo material e procedimentos utilizados nesse laboratório atende às prescrições e normas internacionais técnicas e éticas de conservação e restauração de bens culturais.
Preservar o patrimônio artístico, histórico e cultural através do trabalho multi e interdisciplinar, fazendo uso de profundos conhecimentos científicos, históricos, estéticos e alta tecnologia.
Produzir e desenvolver pesquisa científica para aprimoramento da área.
Conscientizar o publico sobre a importância da preservação, assim como divulgar o conhecimento para futuras gerações.
Estar entre os principais nomes do mercado nacional e internacional e ser referência de excelência em prestação de serviços de conservação e restauração de bens culturais.
Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética.
Nossa comunicação deve ser clara e precisa.
Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado.
Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.
Nossa atuação deve ser feita com responsabilidade social.
Nossa atenção deve estar voltada também para a preservação do meio ambiente.
No decorrer da historia da restauração de bens culturais a filosofia e a pratica do oficio passaram do conceito da máxima intervenção ao da mínima intervenção possível. Ou seja, antigamente era comum e aceitável o restaurador repintar total ou parcialmente uma obra com a intenção de “revitaliza-la”, “dar um aspecto mais limpo, vibrante, etc.”. Isso se deu, entre outras coisas, porque a linha que separava o artista do restaurador era tênue. Aconteceu na Europa e repetiu-se no Brasil. Sendo que aqui a conscientização demorou um pouco mais para chegar. A profissão de conservador-restaurador de bens culturais ainda não é reconhecida em nosso país e os primeiros cursos de formação começaram apenas há alguns anos. Isso gerou uma grande confusão, na qual os conceitos de artista e restaurador se misturaram.
Hoje em dia se tem bem claro que os papeis de cada um são completamente diferentes. O restaurador não pode intervir na obra como artista e vice-versa. O restaurador é um profissional que irá atuar sobre a obra para conservá-la tentando minimizar os efeitos causados pela ação do tempo e, se possível, revertendo ou retardando os processos de degradação. Ele não deve interferir esteticamente dando sua contribuição artística. É um trabalho essencialmente técnico. Do ponto de vista da reintegração cromática, o restaurador pode apenas “fechar”, dar unidade à composição, retocando algumas lacunas, no caso de perda da leitura devido à perda de camada pictórica, mas nunca sobrepondo o original – “repintando”. Da mesma forma o artista não pode restaurar uma obra, sem ter conhecimento para tal. A conservação e restauração de bens culturais atualmente se faz baseada em pesquisas e analises cientificas, com a utilização de materiais e procedimentos reversíveis e a filosofia da mínima intervenção possível.
Texto da professora Marcia Rizzo retirado do catálogo O Restauro, O Retrato - Os Diretores da Faculdade de Medicina 1912 - 2013, Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz" da Faculdade de Medicina da USP, 2013.
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Museu Casa Guilherme de Almeida
Escola Panamericana de Arte
Museu do Tribunal de Justiça
Universidade de Mogi das Cruzes
Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais / Mostra do Redescobrimento
Museu de Cera Alpino
Museu da Imaginação Japonesa
Museu e Capela Anchieta
Igreja Imaculada Conceição - São Paulo
Igreja Nossa Senhora de Lourdes - Botucatu
Convento Carmelo de São José e da Virgem Mãe de Deus
Basílica Nossa Senhora das Neves / Santuário do Bom Jesus de Iguape
Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP - MH/FMUSP
Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP - MH/FMUSP
Mosteiro de São Bento São Paulo
Documentário
https://www.youtube.com/watch?v=0gqdOg0pt-c
Esse documentário mostra a restauração da "Capela do Santíssimo" no Mosteiro São Bento em São Paulo. O vídeo tem uma introdução de D. Eduardo Uchôa, falando da parte histórica; o restauro propriamente dito, explicado didaticamente (fixação da camada pictórica, limpeza com a utilização e formulação de soluções aquosas com parâmetros controlados, reintegração cromática, etc.) e as investigações cientificas sobre os materiais constituintes da obra e os processos de degradação. A restauração da capela foi feita pela MRIZZO RESTAURAÇÕES LTDA, sendo o projeto e a coordenação do trabalho da Profª Drª Marcia de Mathias Rizzo. O trabalho durou 10 meses e contou com uma equipe de até 24 membros.
Museu do Café
Pinacoteca Benedicto Calixto
Participação no livro digital Pinacoteca Benedicto Calixto com a entrevista cedida para redação do capitulo “Olhar Técnico” (2014) http://pinacotecadesantos.org.br/LivroDigital.aspx
Museu da Saúde Publica Emílio Ribas
Fundação Antônio Meneghetti
MAE/Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
Projeto Piloto
MAE/Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
Continuação
Museu Histórico Carlos da Silva Lacaz - FMUSP - Faculdade de Medicina da USP
PROJETOS EM “ANDAMENTO”.
MUNICÍPIO CONSELHEIRO LAFAIETE - MG
MUNICÍPIO MARIA DA FÉ- MG
MUNICÍPIO ANDRADAS- MG
MUNICÍPIO MONTE SIÃO- MG
MUNICÍPIO CALDAS- MG
MUNICÍPIO POUSO ALEGRE- MG
MUNICÍPIO SENADOR AMARAL- MG