MRIZZO Restaurações

Tel.:+55 (11) 5535-2690 | 5094-0292 | 99612-3024

E-mail:mrizzo@mrizzo.com.br


Sobre Mrizzo Restaurações

A MRIZZO Restaurações foi fundada no ano 2000, fruto de uma experiência anterior de 22 anos de trabalho da sua fundadora - Marcia Rizzo - como autônoma na mesma área. Desta forma o curriculum particular da fundadora e o da empresa se misturam, ficando mais objetivo enfocar uma experiência de vida, do que simplesmente o período da fundação da empresa até hoje.

Trabalhamos com uma equipe altamente especializada multi e interdisciplinar, fazendo uso de tecnologia de ponta.

Nosso trabalho é documentado em todas suas etapas por meio de imagens e relatórios, que ficam arquivados no laboratório. Temos mais de 3.000 bens culturais móveis (quadros, esculturas, imagens, etc.) restaurados com 150.000 fotos arquivadas. E aproximadamente 120 obras integradas à arquitetura (pinturas murais, afrescos, retábulos, altares, ornamentos, etc.) com 20.000 fotos arquivadas.

Todo material e procedimentos utilizados nesse laboratório atende às prescrições e normas internacionais técnicas e éticas de conservação e restauração de bens culturais.

Missão

Preservar o patrimônio artístico, histórico e cultural através do trabalho multi e interdisciplinar, fazendo uso de profundos conhecimentos científicos, históricos, estéticos e alta tecnologia.

Produzir e desenvolver pesquisa científica para aprimoramento da área.

Conscientizar o publico sobre a importância da preservação, assim como divulgar o conhecimento para futuras gerações.

Visão

Estar entre os principais nomes do mercado nacional e internacional e ser referência de excelência em prestação de serviços de conservação e restauração de bens culturais.

Valor

Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética.

Nossa comunicação deve ser clara e precisa.

Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado.

Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

Nossa atuação deve ser feita com responsabilidade social.

Nossa atenção deve estar voltada também para a preservação do meio ambiente.

Princípios da Conservação-Restauração

No decorrer da historia da restauração de bens culturais a filosofia e a pratica do oficio passaram do conceito da máxima intervenção ao da mínima intervenção possível. Ou seja, antigamente era comum e aceitável o restaurador repintar total ou parcialmente uma obra com a intenção de “revitaliza-la”, “dar um aspecto mais limpo, vibrante, etc.”. Isso se deu, entre outras coisas, porque a linha que separava o artista do restaurador era tênue. Aconteceu na Europa e repetiu-se no Brasil. Sendo que aqui a conscientização demorou um pouco mais para chegar. A profissão de conservador-restaurador de bens culturais ainda não é reconhecida em nosso país e os primeiros cursos de formação começaram apenas há alguns anos. Isso gerou uma grande confusão, na qual os conceitos de artista e restaurador se misturaram.

Hoje em dia se tem bem claro que os papeis de cada um são completamente diferentes. O restaurador não pode intervir na obra como artista e vice-versa. O restaurador é um profissional que irá atuar sobre a obra para conservá-la tentando minimizar os efeitos causados pela ação do tempo e, se possível, revertendo ou retardando os processos de degradação. Ele não deve interferir esteticamente dando sua contribuição artística. É um trabalho essencialmente técnico. Do ponto de vista da reintegração cromática, o restaurador pode apenas “fechar”, dar unidade à composição, retocando algumas lacunas, no caso de perda da leitura devido à perda de camada pictórica, mas nunca sobrepondo o original – “repintando”. Da mesma forma o artista não pode restaurar uma obra, sem ter conhecimento para tal. A conservação e restauração de bens culturais atualmente se faz baseada em pesquisas e analises cientificas, com a utilização de materiais e procedimentos reversíveis e a filosofia da mínima intervenção possível.

Texto da professora Marcia Rizzo retirado do catálogo O Restauro, O Retrato - Os Diretores da Faculdade de Medicina 1912 - 2013, Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz" da Faculdade de Medicina da USP, 2013.

  • Agostinho Batista de Freitas
  • Alberto da Veiga Guignard
  • Aldemir Martins
  • Aldo Bonadei
  • Alfred Sisley
  • Alfredo Volpi
  • Anita Malfatti
  • Antônio Bandeira
  • Antônio Parreiras
  • Antonio Peticov
  • Antonio Rocco
  • Armand Hubert Simon Leleux
  • Arnaldo Ferrari
  • Árpád Szenes
  • Augustin Salinas y Teruel
  • César Baldaccini
  • Benedito Calixto
  • Roberto Burle Marx
  • Campos Ayres
  • Carlos Alberto Cerqueira Lemos
  • Carlos Scliar
  • Carybé
  • Cícero Dias
  • Claudio Tozzi
  • Clodomiro Amazonas
  • Clóvis Graciano
  • Danilo Di Prete
  • Darcy Penteado
  • Dario Mecatti
  • Djanira da Motta e Silva
  • Di Cavalcanti
  • Enrico Bianco
  • Ernesto De Fiori
  • Eugenio Prati
  • Fayga Ostrower
  • Flávio de Carvalho
  • Francisco de Sousa Lobo
  • Francisco Pradilla
  • Francisco Rebolo
  • Frank Schaeffer
  • Frans Krajcberg
  • Frans Post
  • Jesuíno do Monte Carmelo
  • Fulvio Pennacchi
  • Gérson de Azeredo Coutinho
  • Giovanni Paolo Pannini
  • Girolamo Romani
  • Heitor dos Prazeres
  • Herman Lipót
  • Hubert Robert
  • Iberê Camargo
  • Inimá de Paula
  • Jean-Baptiste Camille Corot
  • João Batista da Costa
  • Johann Moritz Rugendas
  • John Graz
  • José Pancetti
  • José Roberto Aguilar
  • Lasar Segall
  • Levino Fânzeres
  • Luiz Paulo Baravelli
  • Lula Cardoso Ayres
  • Manabu Mabe
  • Manuel Martins
  • Manoel Santiago
  • Manuel Vítor Filho
  • Maria Leontina da Costa
  • Mário Cravo Júnior
  • Mário Gruber
  • Milton Dacosta
  • Mira Schendel
  • Nicola Antonio Facchinetti
  • Orlando Teruz
  • Oscar Pereira da Silva
  • Paulo Rossi Osir
  • Pedro Bruno
  • Pedro Olmos
  • Pedro Weingärtner
  • Roberto de Oliveira Magalhães
  • Salvador Dalí
  • Sérgio de Camargo

Museu de Arte Sacra de São Paulo

  • Restauração de toda a coleção do Sr. Alfredo Mesquita que foi doada à este Museu
  • 54 imagens do Séc. XVIII e XIX
  • 02 quadros
  • Restauração das obras pertencentes ao acervo de exposição permanente
  • 41 quadros - projeto de dois anos (realizado com o auxílio de uma equipe de doze pessoas), patrocinado pela Fundação VITAE
  • 09 imagens
  • 01 vaso de cerâmica português Séc. XVI

Museu Casa Guilherme de Almeida

  • Restauração das obras pertencentes ao acervo de exposição permanente
  • 01 ícone bizantino Séc. XV
  • 01 vaso Émille Gallé

Escola Panamericana de Arte

  • Restauração das obras do acervo
  • 58 obras entre quadros, esculturas, objetos e tapeçaria

Museu do Tribunal de Justiça

  • Restauração das obras do acervo
  • 01 vara de juiz ordinário do Brasil-Colônia
  • 01 quadro de Giorgio Bruno

Universidade de Mogi das Cruzes

  • Restauração do retábulo (5,70m x 2,80m) pertencente à capela jesuítica Santo Alberto, construída no Séc. XVI, localizada na Serra do Itapetí em Mogi das Cruzes, São Paulo

Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais / Mostra do Redescobrimento

  • Módulo “Negro de Corpo e Alma” restauração de 07 quadros
  • Módulo “Imagens do Inconsciente” restauração de 03 obras (Tapetes Digitais)
  • Módulo “Arte do Séc. XIX” restauração de 01 quadro / consultoria
  • Módulo “Arte do Séc. XX” restauração de 01 quadro
  • Módulo “Olhar Distante” restauração de 01 quadro

Museu de Cera Alpino

  • Restauração de 50 personagens da historia do Brasil feitos em cera - é o único museu de cera do Brasil (início abril de 1999 / término junho de 2000)
  • Consultoria na área de conservação para o Museu de Cera Alpino: indicação de iluminação adequada à exposição / medição e controle ambientais de temperatura e umidade relativa.

Museu da Imaginação Japonesa

  • Restauração e transporte do 7º ao 9º andar de duas obras do artista: Tosh, medindo 2,80m x 7,40m e 2,80m x 7,10m. (2000)

Museu e Capela Anchieta

  • Restauração de 87 peças do acervo de quadros e esculturas policromadas, como parte do projeto de restauração de todo o Museu e Capela, patrocinado pela Petrobrás
  • Higienização do acervo etnográfico (início Julho de 2001 / término Abril de 2002)

Igreja Imaculada Conceição - São Paulo

  • Duração do trabalho: 4 anos (06/2004 – 06/2008)
  • Conservação e restauração de todo o Patrimônio Cultural da Igreja bens imóveis integrados à arquitetura e bens móveis
  • Pinturas murais
  • Marouflages
  • Retábulos
  • Altares
  • Imagens
  • Quadros

Igreja Nossa Senhora de Lourdes - Botucatu

  • Restauração da Capela de São José (2006)
  • Pinturas murais
  • Altar
  • Imagens

Convento Carmelo de São José e da Virgem Mãe de Deus

  • Restauração da imagem Nossa Senhora da Conceição do Séc. XVII (2006/2007)
  • Restauração da imagem Santa Teresa do Séc. XIX (2006/2007)

Basílica Nossa Senhora das Neves / Santuário do Bom Jesus de Iguape

  • Restauração da imagem de Nosso Senhor Bom Jesus de Iguape do Séc. XVII (2009)

Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP - MH/FMUSP

  • Restauração de 89 quadros – retratos dos diretores da faculdade.
  • Exposição de restauro dos retratos acima com publicação de textos explicativos para exposição e catalogo.
  • http://www2.fm.usp.br/museu/index.php
  • Restauração de um Anjo Tocheiro de madeira policromada do Séc. XIX.

Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP - MH/FMUSP

  • Restauração de 260 peças do acervo ceroplastico feitas pelo artista Augusto Esteves
  • Exposição de restauro das peças acima com publicação de textos explicativos para exposição.
  • http://www2.fm.usp.br/museu/index.php

Mosteiro de São Bento São Paulo

  • Restauração da Capela do Santíssimo Sacramento pertencente à Basílica de Nossa Senhora da Assunção

Documentário

https://www.youtube.com/watch?v=0gqdOg0pt-c

Esse documentário mostra a restauração da "Capela do Santíssimo" no Mosteiro São Bento em São Paulo. O vídeo tem uma introdução de D. Eduardo Uchôa, falando da parte histórica; o restauro propriamente dito, explicado didaticamente (fixação da camada pictórica, limpeza com a utilização e formulação de soluções aquosas com parâmetros controlados, reintegração cromática, etc.) e as investigações cientificas sobre os materiais constituintes da obra e os processos de degradação. A restauração da capela foi feita pela MRIZZO RESTAURAÇÕES LTDA, sendo o projeto e a coordenação do trabalho da Profª Drª Marcia de Mathias Rizzo. O trabalho durou 10 meses e contou com uma equipe de até 24 membros.


Museu do Café

  • Restauração das obras do artista Benedicto Calixto - Tríptico, que ilustra a historia da cidade de Santos, cuja parte central é ainda subdividida em três partes (2012-2013)
  • Porto de Santos em 1822 – Visto da ilha Braz Cubas, atual Barnabé (3,22m x 2,46m)
  • Fundação da Vila de Santos – O capitão Braz Cubas lendo o Foral da Villa e inaugurando o Pelourinho no Páteo da Casa do Conselho (2,80 x 1,95m / 2,80 x 3,90m / 2,80 x 1,95m)
  • Porto de Santos em 1922 – Visto do Morro Pacheco (3,22m x 2,46m)
  • Restauração do entorno: paredes e adornos para recolocação das obras depois de restauradas.

Pinacoteca Benedicto Calixto

Participação no livro digital Pinacoteca Benedicto Calixto com a entrevista cedida para redação do capitulo “Olhar Técnico” (2014) http://pinacotecadesantos.org.br/LivroDigital.aspx

  • Restauração de 15 desenhos do artista, pertencentes ao acervo (2016)

Museu da Saúde Publica Emílio Ribas

  • Restauração do acervo dos bens pessoais do Prof Emílio Ribas - tipologia diversificada.

Fundação Antônio Meneghetti

  • Restauração de 30 obras de grandes dimensões do artista Antônio Meneghetti. Trabalho realizado em ateliê montado exclusivamente para esta finalidade em São J. do Polêsine – RS. Executado em 3 meses com auxilio de equipe de 3 pessoas.

MAE/Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

Projeto Piloto

  • Higienização, organização, acondicionamento e catalogação de parte dos acervos textuais, cadernos de campo e mapas pertencentes ao STGD – Serviço Técnico de Gerenciamento da Documentação do FUNDO IPH-MAE/USP, 9.000 itens (2016)
  • Digitalização de documentos textuais (páginas), cadernos de campo e mapas pertencentes ao STGD – Serviço Técnico de Gerenciamento da Documentação do FUNDO IPH-MAE/USP; (2016)
  • Inserção dos dados elencados no software Sophia. (2016)

MAE/Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

Continuação

  • Higienização, organização, acondicionamento e catalogação de parte dos acervos textuais, cadernos de campo e mapas pertencentes ao STGD – Serviço Técnico de Gerenciamento da Documentação do FUNDO IPH-MAE/USP, 2.000 itens (2017)
  • Digitalização de documentos textuais (páginas), cadernos de campo e mapas pertencentes ao STGD – Serviço Técnico de Gerenciamento da Documentação do FUNDO IPH-MAE/USP; (2017)
  • Inserção dos dados elencados no software Sophia. (2017)

Museu Histórico Carlos da Silva Lacaz - FMUSP - Faculdade de Medicina da USP

  • Restauração de 86 quadros (retratos) de médicos, catedráticos e diretores da universidade (2012)
  • Conservação e restauração do acervo ceroplastico do artista Augusto Esteves
  • 280 obras de cera representando doenças de pele (2014)

PROJETOS EM “ANDAMENTO”.

MUNICÍPIO CONSELHEIRO LAFAIETE - MG

MUNICÍPIO MARIA DA FÉ- MG

MUNICÍPIO ANDRADAS- MG

MUNICÍPIO MONTE SIÃO- MG

MUNICÍPIO CALDAS- MG

MUNICÍPIO POUSO ALEGRE- MG

MUNICÍPIO SENADOR AMARAL- MG

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