Tel.:+55 (11) 5535-2690 | 5094-0292 | 99612-3024
E-mail:mrizzo@mrizzo.com.br
A Profª Marcia Rizzo é perita em analises físico-químicas de obras de arte. Além das analises laboratoriais, a MRIZZO utiliza o equipamento Tracer III SD da Bruker, para identificação dos materiais por fluorescência de raios X. O equipamento portátil permite fazer a caracterização de obras de arte, de forma não invasiva ou destrutiva, isto é, sem a retirada de amostra, in loco. Dessa forma é possível identificar pigmentos, massas, processos de deterioração, dentre muitas outras coisas, permitindo inferir origem e data das obras analisadas.
A analise por fluorescência de raios X nos permite identificar os elementos químicos presentes na obra analisada. Ela é baseada na emissão característica (fluorescência) de raios X quando o material é bombardeado com raios X de alta energia. Cada elemento da tabela periódica emite fluorescência em um ou mais pontos inequívocos do espectro, o que permite identifica-lo, é como se fosse uma impressão digital do elemento.
Inúmeras obras já foram caracterizadas pela MRIZZO por esta técnica, pinturas, esculturas, e metais, como, por exemplo, as peças do acervo de numismática do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Analise materiais (pigmentos e base de preparação) do quadro peruano Martírio de Cristo, Séc XVII.
Analise materiais (pigmentos e argamassa) da pintura mural Cena de Campo do artista Rebollo, Séc. XX.
Analise materiais (pigmentos e base de preparação) da pintura europeia Anunciação do artista Frederick Westin, Séc. XVII.
Detalhe da figura anterior.